segunda-feira, 23 de abril de 2012

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – PROJETO “EU ME AMO”


Diversas atividades e práticas dentro do eixo temático ‘saúde’ foram desenvolvidas com os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, na disciplina de ciências, e com os alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia.
Com os alunos do fundamental, o foco principal do trabalho foi a conscientização e a divulgação de informações no que diz respeito às doenças epidêmicas como a dengue (6º ano); as doenças infectocontagiosas como a tuberculose, a meningite e a hepatite (7º ano); a obesidade e o sedentarismo (8º ano), e o abuso de drogas e álcool (9º ano). As idéias de como realizariam o trabalho partiram dos próprios alunos e com o propósito de divulgação dos mesmos, foram criadas páginas em redes sociais como o Twitter e Facebook, além de um e-mail e quatro blogs.
Também como parte do projeto, os alunos recolheram folhetos informativos nos postos de saúde do bairro e desenvolveram desenhos, folhetos e cartazes informativos sobre os temas trabalhados. Os alunos do 7º ano orientaram seus colegas das demais turmas a praticar alongamentos e exercícios em suas casas ou na sala de aula e os alunos do 9º ano desenvolveram uma pesquisa estatística que visa conhecer o grau de envolvimento dos alunos da escola com as drogas lícitas e ilícitas. Parte do projeto ainda está em andamento.
Já no ensino médio, o foco do trabalho desenvolvido foi o de buscar informações e orientações precisas acerca das doenças infectocontagiosas como a Hepatite A, B, C e D e as Meningites Viral e Bacteriana. Os alunos produziram trabalhos escritos sobre um dos temas de sua escolha e os apresentaram aos demais colegas da classe.

Um comentário:

  1. Admiro muito este projeto, e aproveitando este momento, a leitura que os jovens fazem da escola vem de encontro a situação de formação.
    A família por muitos momentos não tem este espaço de informar, provocar o questionamento com seu jovem, a escola luta com muita paciência na construção de uma apropriação de uma leitura de cidadania.
    Profa. Paula Mourão Castro

    ResponderExcluir