segunda-feira, 23 de abril de 2012

CONTROLE DA OBESIDADE – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL



RESPONSÁVEL: Professor Rinaldo Giovani Teixeira

PÚBLICO ALVO:  Alunos dos 3ºos Anos do Ensino Médio.

Introdução:

            Muitos problemas de saúde estão aparecendo no Brasil e entre eles estão a obesidade e a hipertensão arterial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um problema de saúde pública. Um dos instrumentos para fazer o diagnóstico desta doença é o IMC, muito utilizado pela sua simplicidade, rapidez e facilidade de compreensão. Ele se baseia na relação entre o peso e a altura do individuo. É uma medida que leva em consideração o peso em excesso da pessoa e os riscos que este sobrepeso pode trazer.

OBJETIVOS:

  • Evidenciar a relação direta entre atividade física regular e a saúde do ser humano, buscando novas estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo ao longo da vida.
  • Integrar os alunos num alerta à necessidade de se praticar a atividade física e adotar uma alimentação saudável, e a  utilizar esta prática diária como ferramenta para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

  • Aferir o Índice de Massa Corporal de todos os alunos.
  • Desenvolver um trabalho de orientação sobre a importância da prática de atividade física e alimentação saudável no dia a dia e seus benefícios para a melhoria da qualidade de vida e para a promoção da saúde.

Primeiramente em sala de aula, todos os alunos  recordaram o cálculo de IMC. 

Em seguida foi aferido o  peso e altura, com auxílio de uma balança de precisão.


Á medida que a pesagem e a tomada de altura eram verificados, alguns alunos, com uma calculadora em  mãos, informavam aos colegas, o IMC apurado e a sua classificação na respectiva tabela.


                                        
CLASSIFICAÇÃO
Valores
Baixo peso
<18,5
Normal
Entre 18,5 e 25
Sobrepeso
Entre 25 e 30
Obesidade
> de 30



Resultado final - IMC dos alunos dos 3ºs anos

CLASSIFICAÇÃO
PORCENTAGEM
ABAIXO DO PESO
15%
NORMAL
64%
SOBREPESO
17%
OBESIDADE GRAU 1
04%

Nenhum comentário:

Postar um comentário