RESPONSÁVEL:
Professor Rinaldo
Giovani Teixeira
PÚBLICO
ALVO: Alunos dos 3ºos Anos do Ensino Médio.
Introdução:
Muitos problemas de saúde estão
aparecendo no Brasil e entre eles estão a obesidade e a hipertensão arterial.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um problema de
saúde pública. Um dos instrumentos para fazer o diagnóstico desta doença é o
IMC, muito utilizado pela sua simplicidade, rapidez e facilidade de
compreensão. Ele se baseia na relação entre o peso e a altura do individuo. É
uma medida que leva em consideração o peso em excesso da pessoa e os riscos que
este sobrepeso pode trazer.
OBJETIVOS:
- Evidenciar a relação direta entre atividade física regular e a saúde do ser humano, buscando novas estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo ao longo da vida.
- Integrar os alunos num alerta à necessidade de se praticar a atividade física e adotar uma alimentação saudável, e a utilizar esta prática diária como ferramenta para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
DESCRIÇÃO
DO PROJETO:
- Aferir o Índice de Massa Corporal de todos os alunos.
- Desenvolver um trabalho de orientação sobre a importância da prática de atividade física e alimentação saudável no dia a dia e seus benefícios para a melhoria da qualidade de vida e para a promoção da saúde.
Primeiramente em sala de aula, todos
os alunos recordaram o cálculo de
IMC.
Em seguida foi aferido o peso e altura, com auxílio de uma balança de
precisão.
Á medida que a pesagem e a tomada de
altura eram verificados, alguns alunos, com uma calculadora em mãos, informavam aos colegas, o IMC apurado e
a sua classificação na respectiva tabela.
CLASSIFICAÇÃO
|
Valores
|
Baixo
peso
|
<18,5
|
Normal
|
Entre 18,5 e 25
|
Sobrepeso
|
Entre 25 e 30
|
Obesidade
|
> de 30
|
Resultado final - IMC
dos alunos dos 3ºs anos
CLASSIFICAÇÃO
|
PORCENTAGEM
|
ABAIXO
DO PESO
|
15%
|
NORMAL
|
64%
|
SOBREPESO
|
17%
|
OBESIDADE
GRAU 1
|
04%
|
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